Troféu ¨Excelência Junina¨ premia apoiadores do movimento junino

A premiação tem como objetivo a valorização do movimento junino, que a cada ano vem sofrendo por conta da falta de incentivos e apoio.

Publicado por Jailson Rodrigues em 20 de maio de 2017 às 18:17

Compartilhar
[whatsapp]

Neste final de semana a Associação Cultural Balança Matuto realizou a primeira edição do troféu ¨ Excelência Junina¨, premiação dada a todas as pessoas que apoiam o movimento junino no Estado do Piauí e quadrilhas juninas que se destacaram no ano passado. A premiação tem como objetivo a valorização do movimento junino, que a cada ano vem sofrendo por conta da falta de incentivos e apoio.

WhatsApp Image 2017-05-20 at 15.11.41Segundo Natan Costa, presidente da Associação Cultural Balança Matuto, muitos grupos culturais ligados ao movimento junino foram extintos nos últimos anos por falta de apoio, e os que estão ativos tiveram que buscar outras alternativas para se manterem vivos. ´´É através de atividades como esta que iremos lutar para manter o movimento junino vivo“, disse ele, enfatizando ainda que hoje as quadrilhas juninas do Piauí se reúnem durante todo o ano, bem diferente do passado onde os grupos só se reuniam durante o período junino.

Natam Costa entregando o troféu para Scheyvan Lima.

Natam Costa entregando o troféu para Scheyvan Lima.

Um dos homenageados com o troféu Excelência Junina foi o ex-presidente da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, Scheyvan Lima, que ficou conhecido no movimento junino nordestino por ter revitalizado o Encontro Nacional de Folguedos, e ainda por ter garantido investimentos para a Federação Piauiense de Quadrilhas quando a mesma trouxe para o Piauí o Nordestão, que é o maior encontro de juninas do Brasil. ´´Um prêmio como este serve para mostrar que trilhamos por um caminho certo, pois sabemos que é impossível se valorizar o movimento junino sem dar voz e vez aos quadrilheiros do nosso estado“, disse o ex-presidente da FUNDAC.

WhatsApp Image 2017-05-20 at 14.42.34A homenagem também foi dada ao ex-prefeito de Novo Oriente, Dr. Marcos Vinicius, que hoje ocupa a Coordenação de Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos do Estado do Piauí – COMEPI. Outro homenageado foi o Deputado Estadual Evaldo Gomes (PTC), que vem se destacando por ser o deputado mais atuante no movimento junino. ´´Sempre apoiamos o movimento junino por perceber a importância da manutenção da cultura popular piauiense“, afirma o parlamentar, que aproveitou a homenagem para lembrar de seu projeto de lei que visa criar o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino no Piauí.

O projeto de Lei que visa criar o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino foi protocolado na última terça-feira (16/05), na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI, e tem como data de celebração o dia 27 de junho, data em que já reconhecida em nível nacional.

Compartilhar
[whatsapp]


Deixe seu comentário